metropoles.com

STF derruba decisão de Moro que condenou Aldemir Bendine na Lava Jato

A 2ª Turma da Corte entendeu que o ex-presidente da Petrobras foi prejudicado ao apresentar alegações finais ao mesmo tempo que os delatores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
PF deflagra Operação Cobra e prende Aldemir Bendine
1 de 1 PF deflagra Operação Cobra e prende Aldemir Bendine - Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (27/09/2019), por 3 votos contra 1, anular a condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine, por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.

A sentença de Bendine foi proferida pelo ex-juiz da força-tarefa, Sergio Moro, no ano passado. No entanto, os ministros entenderam que não foi concedido ao ex-presidente da estatal o mesmo tempo para apresentar alegações finais que receberam os delatores.

Para Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, a última manifestação do processo, portanto, deveria ser de Bendine, com intuito de garantir a ampla defesa do acusado. O único a divergir do grupo foi o ministro Edson Fachin. Já o decano, Celso de Mello, não estava presente na sessão por motivos de saúde.

Condenação
Bendine havia sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo ex-juiz federal. Ele foi acusado de receber em 2015 R$ 3 milhões em propina da Odebrecht para facilitar contratos entre a empreiteira e a estatal.

O ex-presidente da Petrobras chegou a ser preso na Lava Jato em julho de 2017, contudo, ele foi liberado por decisão da 2ª Turma em abril deste ano, quase dois anos após a prisão.

O processo contra Bendine seguiu em andamento, e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) havia reduzido a pena para 7 anos, nove meses e 10 dias de prisão. Faltava o julgamento de um recurso antes da confirmação da condenação após segunda instância, para que ele pudesse ser preso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?