metropoles.com

STF coloca Renan Calheiros no banco dos réus na Lava Jato

O senador é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, porque teria recebido propina para manter presidente da Transpetro. Ele nega

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Renan Calheiros
1 de 1 Renan Calheiros - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (03/12/2019), por 3 votos a 2, aceitar parte da denúncia contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), no âmbito da Operação Lava Jato. O político foi denunciado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. É a primeira vez que o ex-presidente do Senado vira réu na Lava Jato.

O Ministério Público Federal (MPF) acusa o senador de ter recebido R$ 150 mil em setembro de 2010, via doação da empresa NM Serviços, para o diretório estadual do partido em Tocantins. A decisão do colegiado, no entanto, não representa condenação.

Uma ação penal terá que ser aberta para apurar as acusações. O senador ainda terá de ser julgado, podendo ser absolvido ou condenado.

“É inacreditável”
“Já foram arquivados 2/3 das falsas acusações e esta também será por absoluta falta de provas. É inacreditável que se investigue uma trama de Rodrigo Janot, Sérgio Machado e Marcelo Miller, trio da pior espécie. A PF foi assertiva quanto à falta de provas, o delator não se lembra do episódio. Trata-se da criminalização da doação legal ao diretório de Tocantins e sobre a qual eu não tive nenhuma responsabilidade”, afirmou o senador no início da noite por meio de nota.

Entenda
Calheiros foi denunciado em agosto de 2017 por suspeita de receber, entre 2008 e 2010, cerca de R$ 1,8 milhão por meio de diretórios do MDB e PSDB em Aracaju, Alagoas e Tocantins. Segundo a Procuradoria, em troca de receber valores da NM Engenharia, Renan mantinha Sérgio Machado no cargo de presidente da Transpetro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?