metropoles.com

STF arquiva inquérito contra mulher suspeita de furtar queijo na PB

Questão chegou ao Supremo depois de decisões negativas do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nelson Jr./SCO/STF
Fachin, que é relator do processo, também pediu manifestações da Procuradoria-Geral da República e da Advocacia-Geral da União
1 de 1 Fachin, que é relator do processo, também pediu manifestações da Procuradoria-Geral da República e da Advocacia-Geral da União - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento do inquérito policial aberto em Monteiro, na Paraíba, contra uma mulher, de 52 anos, desempregada, que furtou um pedaço de queijo manteiga de uma padaria no valor de R$ 14.

O ministro acatou um habeas corpus, impetrado pela Defensoria Pública da Paraíba, que qualificava o furto como famélico (relativo a quem tem muita fome). Fachin destacou a atipicidade e o princípio da insignificância para trancar o inquérito.

Segundo o ministro, à luz do princípio da insignificância, deve-se averiguar a conduta com base no fato e na periculosidade do agente. “O crime foi cometido sem violência ou grave ameaça contra pessoa, o bem furtado é alimento de valor irrisório e não há registro de reincidência recente”, assinalou.

A mulher foi detida em 24 de janeiro deste ano, quando já havia comido o pedaço de queijo fora da padaria. O dono do estabelecimento a identificou, por meio de imagens do circuito interno de TV.

A prisão da mulher por 48 horas foi irregular, segundo a Defensoria, que pediu o relaxamento da medida 20 minutos após o incidente. Contudo, a questão chegou ao Supremo depois de decisões negativas do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?