metropoles.com

STF arquiva denúncia contra Aécio Neves por corrupção na Lava Jato

Aécio Neves e outras quatro pessoas foram denunciadas pela PGR no STF por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O deputado federal Aécio Neves (PSDB) no plenário da Câmara dos Deputados. Ele usa terno e tem uma cara de preocupação. Ele era investigado no STF - Metrópoles
1 de 1 O deputado federal Aécio Neves (PSDB) no plenário da Câmara dos Deputados. Ele usa terno e tem uma cara de preocupação. Ele era investigado no STF - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e outras quatro pessoas por suposta participação em um esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato.

O julgamento foi iniciado no último dia 18 e concluído na sexta (25/11) pelo STF.

Ex-senador e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves era acusado de receber R$ 65 milhões para atuar em favor do grupo Odebrecht e da construtora Andrade Gutierrez.

Além do tucano, também foram denunciados por corrupção e lavagem de dinheiro: Marcelo Odebrecht, ex-diretor da Odebrecht; Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas; Alexandre Accioly, apontado como operador de Aécio Neves; e Ênio Silva, ex-funcionário da Odebrecht.

O suposto esquema de propina teria ocorrido, segundo a denúncia da PGR, em torno das contratações das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau.

3 imagens
Deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG)
Deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG)
1 de 3

Deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG)

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG)

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG)

Divulgação

Relator da Lava Jato, o ministro do STF Edson Fachin destacou, em seu voto, que a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) foi baseada, “apenas e tão somente, em declarações prestadas por colaboradores da justiça”.

Fachin foi acompanhado pelos outros 10 ministros, incluindo André Mendonça e Nunes Marques. O julgamento ocorreu no plenário virtual.

Veja o voto de Fachin:

5649470 by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Em nota, o advogado Alberto Zacharias Toron, defesa de Aécio Neves, afirmou que o tucano, mais uma vez, “foi vítima, durante cinco anos, de ataques e acusações, baseados em afirmações mentirosas agora desmascaradas”.

“Apesar da importante decisão da Justiça que repõe a verdade, é irrecuperável o dano causado à reputação de pessoas públicas quando se dá ares de veracidade a depoimentos de delatores sem qualquer comprovação, que mentem na busca da absolvição de seus próprios crimes”, acrescentou Toron.

O advogado destacou que Fachin afirmou que não foi apontada qualquer irregularidade que teria sido cometida por Aécio Neves e considerou uma “temeridade” a apresentação da denúncia, ontem rejeitada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?