STF: 1ª Turma derruba decisão que libertava “Elias Maluco”
O ministro Marco Aurélio Mello havia decidido liminarmente conceder um habeas corpus ao traficante, condenado pela execução de Tim Lopes
atualizado
Compartilhar notícia
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, nesta terça-feira (15/10/2019), uma decisão liminar do ministro Marco Aurélio, que concedeu liberdade ao traficante Elias Pereira da Silva, o “Elias Maluco“. Ele foi condenado a 28 anos e 6 meses de prisão pela execução do jornalista Tim Lopes, em 2002. O placar ficou em 4 x 1 pela revogação.
No habeas corpus concedido provisoriamente, Marco Aurélio determinou a soltura do traficante caso não houvesse outros mandados de prisão contra ele. No entanto, por já ter condenações em outros casos, o traficante permaneceu na cadeia.
Os outros quatro ministros que integram a Turma foram contra a decisão. Para eles, o HC concedido não poderia ter sido julgado pelo STF, por não ter passado por outras instâncias da Justiça.
Além da condenação pelo assassinato de Tim Lopes, em 2013 foi sentenciado a mais 10 anos, sete meses e 15 dias de prisão, desta vez pelo crime de lavagem de dinheiro. A mulher e a sogra dele também foram condenadas pelo mesmo crime.