metropoles.com

Silvinho do PT diz à PF que recebeu legalmente por campanhas

O ex-secretário do PT foi preso na Carbono 14, fase número 27 da Lava Jato, com o empresário Ronan Maria Pinto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JOEDSON ALVES/AGENCIA ESTADO/AE
Sílvio Pereira PT
1 de 1 Sílvio Pereira PT - Foto: JOEDSON ALVES/AGENCIA ESTADO/AE

O ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira afirmou à Polícia Federal que o dinheiro recebido por ele, e investigado pela Operação Lava Jato, foi por serviços prestados à campanhas eleitorais, como contratação de motoristas.

Silvinho do PT, como é conhecido o ex-secretário, foi preso na Carbono 14, fase número 27 da Lava Jato, com o empresário Ronan Maria Pinto. Ambos terão suas custódias avaliadas nesta terça-feira (5/4). O juiz federal Sérgio Moro decide hoje se prorroga as prisões ou solta os investigados.

“O dinheiro que ele recebeu de duas empreiteiras foi de pouca monta”, afirmou o criminalista Luis Alexandre Rassi, defensor de Silvinho, após seu depoimento. O alvo da Operação Carbono 14 foi ouvido nesta segunda-feira (4/4), em Curitiba, onde está preso desde sexta-feira (1º).

Negativas
Silvinho, como é conhecido o ex-secretário do PT, não reconheceu parte dos pagamentos identificados pela Lava Jato, afirmou a defesa, e refutou o suposto repasse de uma “mesada” recebida do esquema de corrupção na Petrobrás.

Sílvio Pereira também negou participação na negociação de repasse de R$ 6 milhões a Ronan Maria Pinto, em 2004. Empresário do setor de transporte público em Santo André, cidade do ABC paulista, o alvo da Carbono 14 teria recebido dinheiro desviado da Petrobras pelo PT.

O dinheiro foi retirado via empréstimo fraudulento feito pelo pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Banco Schahin – um total de R$ 12 milhões.

Depois, metade do montante repassado para Ronan por meio de operação de lavagem de dinheiro, segundo o procurador da República Diogo Castor de Matos, da força-tarefa da Lava Jato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?