metropoles.com

Sérgio Moro contesta decisão do TRF-4 que mandou soltar Lula

Segundo o juiz da Lava Jato, o desembargador não tem competência para, monocraticamente, questionar veredito de instância superior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), contestou, neste domingo (8/7), decisão do desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que determinou a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O Desembargador Federal plantonista, com todo respeito, é autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e ainda do Plenário do Supremo Tribunal Federal”, escreveu Moro.

O magistrado da Lava Jato ressaltou ainda que, caso a autoridade policial cumpra a decisão deste domingo do desembargador, estará “concomitantemente” descumprindo a ordem de prisão do Colegiado da 8ª Turma do TRF-4.

Lula está preso desde o dia 7 de abril, após ter sido sentenciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em duas instâncias, no caso do triplex em Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato. O petista foi o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum.

Sérgio Moro by Metropoles on Scribd

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva já tinha protocolado até o começo de julho 78 questionamentos judiciais no âmbito do processo do triplex do Guarujá (SP). Os recursos, incluindo mandados de segurança, reclamações e habeas corpus, foram apresentados, entre fevereiro de 2016 e a sexta-feira retrasada (29/6), ao juiz federal Sérgio Moro, na primeira instância, ao TRF-4, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?