metropoles.com

Sérgio Camargo diz que vai processar Martinho da Vila por racismo

Presidente da Palmares foi chamado de “preto de alma branca” pelo cantor e sambista durante o programa Roda Viva dessa segunda-feira (16/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Camargo diz que afirmação de jornalista foi "injúria racial"
1 de 1 Camargo diz que afirmação de jornalista foi "injúria racial" - Foto: Reprodução/Facebook

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo (foto em destaque), anunciou na noite dessa terça-feira (18/8) que vai entrar com uma ação cível de indenização e uma ação criminal contra o cantor Martinho da Vila, que o chamou de “preto de alma branca”.

“Ingressarei na Justiça com ação cível de indenização por danos morais contra Martinho da Vila, que atacou a minha honra com o uso da expressão “preto de alma branca. […] A ação cível deve ser protocolada nesta quarta-feira (18/8). Ainda nesta semana, ingressarei também com ação criminal contra o cantor pelo crime de racismo”, afirmou ele, em rede social.

O presidente da Palmares também destacou frase atribuída ao ator Morgan Freeman, que teria dito: “O dia em que pararmos de nos preocupar com consciência negra, branca ou amarela e nos preocuparmos com consciência humana, o racismo desaparece”.

Martinho da Vila não economizou críticas a Camargo durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, dessa segunda-feira (16/8).

“A Fundação Palmares era uma fundação criada para tratar dos assuntos da cultura negra, do negro no geral. Botaram aquele cara lá, o Camargo, bolsonarista radical. Ele é um preto de alma branca, como se diz. No duro, ele gostaria de ser branco. Ele acha que ele é branco. Ele se sente branco. E ‘tem que acabar com essas coisas todas de preto’”, falou o sambista.

3 imagens
Cantor e sambista Martinho da Vila
Cantor e sambista Martinho da Vila
1 de 3

Cantor e sambista Martinho da Vila

Reprodução/Instagram
2 de 3

Cantor e sambista Martinho da Vila

Reprodução/Instagram
3 de 3

Cantor e sambista Martinho da Vila

Reprodução/Instagram

“Ele está lá cumprindo seu papel, que é acabar com a Fundação Palmares. Pra mim, a Fundação Palmares não existe mais. Ele não tá exercendo função nenhuma. Pra mim, aquilo acabou, ele retirou uma porção de coisa lá e tal e eu acho que nós temos que criar uma outra fundação, aquela já era”, completou.

Quando questionado sobre ter seu nome retirado do panteão de personalidades negras da fundação, Martinho respondeu: “Graças a Deus, que bom! Não quero ter meu nome ligado àquela organização, não”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?