metropoles.com

Sérgio Cabral é condenado a mais 17 anos de prisão por propinas

Ex-governador do Rio de Janeiro está preso desde 2016. Nova condenação diz respeito a repasses irregulares da Odebrecht

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cassiano Rosário/Futura Press
Ex-governador do RJ Sérgio Cabral sai algemado de camburão
1 de 1 Ex-governador do RJ Sérgio Cabral sai algemado de camburão - Foto: Cassiano Rosário/Futura Press

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, recebeu nova condenação nesta sexta-feira (20/5). A 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, por meio do juiz Marcelo Bretas, sentenciou o político a mais 17 anos de prisão.

As novas denúncias são decorrentes das operações Calicute, Eficiência e Tolypeutes. Cabral teria recebido R$ 78,9 milhões da empreiteira Odebrecht por meio de propinas relacionadas a obras na cidade do Rio de Janeiro. Os repasses teriam ocorrido na linha 4 do metrô, no Arco Metropolitano, na reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 e no projeto de urbanização da favela do Alemão.

A investigação começou em 2018, após denúncia obtida a partir da delação de executivos da Andrade Gutierrez. Também foram condenados dois ex-secretários: Wilson Carlos (18 anos, 11 meses e 12 dias, da Secretaria de Governo, e Hudson Braga (15 anos, um mês e 25 dias), da Secretaria de Obras.

O ex-assessor Wagner Jordão Garcia foi condenado a cinco anos, 11 meses e 20 dias de reclusão. Já a pena atribuída ao ex-diretor da RioTrilho Heitor Lopes de Sousa Junior foi de nove anos e quatro meses de prisão.

Cabral teria, de acordo com o entendimento do juiz, mercantilizado o cargo no governo do Rio de Janeiro, atuando como o principal idealizador e articulador do esquema de corrupção.

O ex-governador está preso desde novembro de 2016. Já passou por seis presídios: Bangu 8, Benfica, Complexo Médico de São José dos Pinhais, Batalhão Prisional da Polícia Militar, Bangu 1 e, por fim, o Grupamento Especial Prisional (GEP) do Corpo de Bombeiros.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?