metropoles.com

Sérgio Cabral é condenado a 45 anos de prisão na Operação Calicute

Juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, impôs punição pesada ao ex-governador do estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
REPRODUÇÃO
cabral-preso
1 de 1 cabral-preso - Foto: REPRODUÇÃO

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) foi condenado, nesta quarta-feira (20/9), a 45 anos de prisão e 2 meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Essa foi a primeira sentença do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, sobre o peemedebista, que já foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 14 anos e 2 meses de reclusão, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa. Bretas ainda vai julgar outros 12 processos nos quais o ex-governador é réu.

Segundo denúncia apresentada com base na operação Calicute, desdobramento da Lava Jato, o esquema, que motivou a nova condenação, desviava verbas de contratos do governo do Rio com empreiteiras. Eram obras financiadas pelo governo federal a partir de 2007. Além de Cabral, a sentença do juiz Marcelo Bretas também condena outras 11 pessoas por participação no esquema.

Depoimentos 
No depoimento da Operação Calicute, a primeira vez em que ficou cara a cara com Bretas, o ex-governador repetiu a estratégia adotada quando foi ouvido pelo juiz Sergio Moro e não respondeu às perguntas do juiz ou do MPF.

O peemedebista falou somente quando foi questionado por seus advogados e a defesa de sua mulher, Adriana Ancelmo. Na ocasião, Sérgio Cabral negou ter sido beneficiário com propina de 5% em obras do governo do estado e admitiu ter comprado joias e feito o pagamento com dinheiro em espécie de sobras de campanha.

Nos depoimentos seguintes, a defesa mudou a estratégia e o ex-governador passou a responder perguntas. Foi quando chegou a chamar de maluquice as afirmações de delatores de que ele cobrava os 5% em propina.

Sérgio Cabral está preso desde novembro do ano passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?