Sérgio Cabral deixa presídio em Benfica e segue para Curitiba
A determinação da transferência foi feita pela Justiça Federal do Rio. Defesa do ex-governador ainda pode recorrer
atualizado
Compartilhar notícia
A Justiça Federal cumpriu a determinação de transferência do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) para um presídio em Curitiba (PR). Na tarde desta quinta-feira (18/1), por volta das 18h, o ex-governador deixou o presídio municipal de Benfica (RJ), com destino ao Paraná. A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que apontou regalias ao emedebista no sistema prisional carioca.
Sérgio Cabral foi condenado a 87 anos de prisão na Lava Jato. Deste total, 14 anos e dois meses de reclusão por corrupção e lavagem de dinheiro foram impostos pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal.
Ao pedir a transferência do ex-governador, o Ministério Público Federal apontou uma investigação do Ministério Público do Estado do Rio que identificou “diversas irregularidades no tratamento carcerário concedido” à Cabral.Para o juiz da Lava Jato, manter Sérgio Cabral no Rio seria “um verdadeiro desafio às autoridades prisionais ou de controle.” Destacou o magistrado: “Assim como já decidi em relação ao ex-deputado federal Eduardo Cosentino da Cunha, mantê-lo (Cabral) distante de seu local de influência e de seus antigos parceiros criminosos prevenirá ou dificultará a prática de novos crimes e ainda diminuirá o risco de que receba tratamento privilegiado na prisão. Essas medidas, além de protegerem a sociedade, contribuirão para a apropriada execução da pena e a ressocialização progressiva do condenado”.