metropoles.com

Sepúlveda: Cármen Lúcia não disse se vai pautar caso de Lula no STF

Advogado do petista participou de audiência com a presidente da Suprema Corte na tarde desta quarta-feira (14/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Cármen Lúcia, Sepúlveda Pertence
1 de 1 Cármen Lúcia, Sepúlveda Pertence - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após se reunir, no início da tarde desta quarta-feira (14/3), com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, o advogado Sepúlveda Pertence disse a jornalistas que a magistrada não indicou se irá colocar em pauta no plenário o habeas corpus impetrado com o objetivo de impedir a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro entre Cármen Lúcia e o ex-presidente do STF, que agora integra a defesa de Lula, ocorreu às 12h e durou cerca de uma hora. Sepúlveda Pertence evitou a imprensa tanto ao entrar quanto ao sair do gabinete da ministra. Ele se limitou a dizer que não há confirmação acerca da inclusão do processo em pauta.

Na terça (13), questionada a respeito de como reagia à pressão para avaliar o caso do ex-presidente, a Cármen Lúcia afirmou: “Eu não lido, simplesmente não me submeto à pressão”.

O STF é a última opção de Lula para evitar a prisão, após ser condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP). No último dia 6, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, por unanimidade, habeas corpus com o mesmo propósito.

Na Corte Suprema, o pedido está sob a relatoria do ministro Edson Fachin. Atualmente, a única barreira que impede a execução da pena do petista é o julgamento dos embargos de declaração apresentados pela defesa contra a sentença de segunda instância. A previsão é de que o recurso seja julgado ainda neste mês.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?