metropoles.com

Senado defende que STF rejeite ação para obrigar Alcolumbre a sabatinar Mendonça

Indicação de Bolsonaro ao STF está parada na CCJ. Parlamentares tentam pressionar o presidente da comissão para marcar oitiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
André Mendonça
1 de 1 André Mendonça - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Advocacia do Senado defendeu, nesta quarta-feira (6/10), que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite ação que tem intuito de obrigar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a marcar a sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o lugar deixado pelo ministro Marco Aurélio Mello.

De acordo com os advogados, não há regra que obrigue o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a marcar a sabatina. Eles ainda dizem que não há impedimento para que ocorra uma obstrução, uma vez que isso é “um instrumento político legítimo na atividade parlamentar e constitui importante mecanismo de negociação de consensos”.

Eles afirmam que “não há omissão ilícita ou abusiva” por parte de Alcolumbre, já que “o poder de pauta vem sendo exercido a contento para deliberar sobre matérias urgentes e inadiáveis, conforme a ordem prioritária estabelecida pela Presidência da CCJ, atenta às necessidades sociais”.

As informações dos técnicos atendem a uma determinação do ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso. Agora, ele pode emitir uma decisão liminar ou submeter o tema ao plenário.

Leia a íntegra:

Senado by Metropoles on Scribd

Entenda

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) acionaram o STF, questionando a conduta de Davi Alcolumbre – que, como presidente da CCJ, tem resistido em agendar a sabatina de Mendonça.

Por presidir a comissão, cabe ao senador definir a data da sessão que analisará a indicação do presidente Jair Bolsonaro para ocupar o cargo na Corte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?