metropoles.com

Rosa Weber mantém direito de Maximiano, da Precisa, se calar na CPI

A ministra do STF negou recurso apresentado pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), que pedia uma reconsideração da decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Moura/SCO/STF
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber
1 de 1 Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber - Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (5/7) o recurso apresentado pela CPI da Covid contra a decisão dada por ela que autorizou o empresário Francisco Emerson Maximiano, dono da Precisa Medicamentos – que intermediou a compra da vacina indiana Covaxin – a ficar a silêncio durante depoimento à comissão do Senado.

No recurso, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), pedia para que a decisão de Rosa fosse reconsiderada. Ele argumentou que Maximiano foi convocado na condição de testemunha e que “os documentos juntados aos autos não permitem a constatação inequívoca de que o agravado ostenta a condição de investigado”.

Aziz ainda falou que o empresário não está no rol de investigados apontados pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL). No entanto, a ministra não atendeu o pedido.

De acordo com Rosa Weber, em momento algum a decisão dada por ela cassou, suspendeu ou revogou o requerimento de convocação de Maximiano, ao contrário do que alegavam os senadores.

“Enfatizo que em absoluto conferi ao paciente o status de investigado, muito pelo contrário. Assinalei, expressamente, inexistirem nos presentes autos documentos hábeis à constatação inequívoca de que o paciente ostenta tal condição. Em momento algum reitero, nem direta, nem por via reflexa, cassei, suspendi ou revoguei o ato convocatório”, diz trecho da decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?