metropoles.com

Rosa Weber critica baixa representação feminina na política

Manifestação foi feita nesta segunda (20/8), pela presidente do TSE, ao destacar que mulheres são apenas 30,7% do total de candidaturas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministra Rosa Weber no julgamento da chapa Dilma/Temer, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
1 de 1 Ministra Rosa Weber no julgamento da chapa Dilma/Temer, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, declarou nesta segunda-feira (20/8) que as mulheres estão subrepresentadas na política do país. Segundo a magistrada, apesar da participação feminina no eleitorado brasileiro ser de 52%, as candidatas ainda são apenas 30,7% do total de postulantes inscritos para as eleições de outubro deste ano. As informações foram divulgadas pelo portal Uol.

Além disso, as mulheres atualmente têm percentual ainda menor de representação no Congresso Nacional. “Há uma verdadeira sub-representação feminina na política brasileira”, disse a ministra, conforme relatou o Uol.

A ministra também pontuou estatísticas sobre o pleito de 2016, quando mulheres ocuparam 13,51% dos postos de vereadores eleitos no Brasil. Em 2014, informou Rosa Weber, menos de 10% dos cargos para deputados federais foram preenchidos por candidatas. No Senado, à época, houve apenas 18% de senadoras eleitas.

“O Brasil se situa entre últimos colocados no ranking da presença feminina dos parlamentos, nos países da América Latina e do mundo”, afirmou Rosa Weber durante o seminário sobre igualdade de gênero “Elas por Elas”, realizado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Também participaram da série de debates, a presidente do STF, Cármen Lúcia, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e a procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Cristina Machado.

Cota mínima
No TSE, Rosa Weber foi relatora do processo responsável por fixar percentual mínimo de 30% para as candidaturas de mulheres do dinheiro do Fundo Especial para Financiamento de Campanha. Trata-se de reserva com recursos públicos para as eleições desse ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?