metropoles.com

Rivais no STF, Gilmar Mendes e Barroso defendem decisão de Moraes sobre PF

O ministro suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem, que é amigo próximo de Bolsonaro. O presidente criticou a iniciativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal, ele foi atacado acidamente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Com isso, os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, conhecidos por posições divergentes na Corte, se posicionaram em favor do colega de toga.

Nas redes sociais, Gilmar Mendes afirmou que “as decisões judiciais podem ser criticadas e são suscetíveis de recurso, enquanto mecanismo de controle. O que não se aceita – e se revela ilegítima – é a censura personalista aos membros do Judiciário”. Ele fez referência às declarações de Bolsonaro, que questionou a indicação de Moraes eu Supremo.

O chefe do Executivo fez duras críticas à decisão de Moraes. Ele afirmou que o despacho foi “político” e “quase gerou uma crise institucional”.

Dessa vez, sem embates com Gilmar Mendes, o ministro Luís Roberto Barroso também defendeu Moraes.

“O ministro chegou ao STF após sólida carreira acadêmica e de haver ocupado cargos públicos relevantes, sempre com competência e integridade. No Supremo, sua atuação tem se marcado pelo conhecimento técnico e pela independência. Sentimo-nos honrados em tê-lo aqui”, disse Barroso, em nota.

A suspensão da nomeação ocorre após o ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirmar que Bolsonaro queria interferir na PF. Segundo ele, o presidente falou em colocar no comando “alguém do contato pessoal dele, para colher informações”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?