metropoles.com

Rede vai ao STF contra portaria que permite grilagem de terras indígenas

Medida do governo autoriza o repasse de títulos de terra a particulares dentro de áreas indígenas protegidas pela legislação brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Rede Sustentabilidade vai protocolar, na tarde desta quinta-feira (30/04), no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação contra uma portaria do governo que, em tese, permite a grilagem de terras indígenas. Para o partido, essa é “mais uma tentativa de retrocesso”.

A Instrução Normativa nº 9, de 2020, autoriza o repasse de títulos de terra a particulares dentro de áreas indígenas protegidas pela legislação brasileira.

“Esse governo é anti-índio. São varias ações, desde que o presidente tomou posse, de ataque e esvaziamento da Funai, ataque a terra indígena, falta de demarcação”, disse o porta-voz da Rede, Pedro Ivo.

De acordo com o partido, a medida estabelecida pelo governo fere a Constituição e o direito da população indígena. “O pior é que o governo faz isso no mês de abril, que é dedicado à causa indígena”, lamentou Pedro Ivo.

O STF, em vários julgamentos, já reafirmou a chamada “originalidade do direito dos índios às terras que ocupam”, ou seja, que não cabe a nenhum governo afirmar quais terras pertencem ou não aos povos indígenas, mas apenas declarar essa condição de acordo com estudos antropológicos e técnicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?