metropoles.com

Raquel Dodge pede Maluf de volta à cadeia

Deputado federal afastado foi preso em dezembro. Supremo julga nesta quarta HC que o liberou para prisão domiciliar humanitária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em memorial encaminhado nesta terça-feira (10/4) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu a volta do deputado federal Paulo Maluf (PP/SP) à cadeia. O parlamentar – condenado a 7 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão, em regime inicial fechado, por lavagem de dinheiro – foi preso em dezembro do ano passado, após determinação do ministro da mais alta Corte Edson Fachin.

Em março deste ano, o ministro Dias Toffoli concedeu liminar para assegurar o cumprimento da pena em prisão domiciliar. A manifestação de Dodge foi no HC nº 152707, que está na pauta de julgamentos da sessão desta quarta-feira (11) do STF.

O pedido da procuradora-geral da República atende manifestação da juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), que pediu esclarecimentos sobre o encaminhamento do deputado federal afastado à capital paulista, onde ele está em prisão domiciliar. De acordo com a magistrada, há indícios de irregularidades no trâmite da liberação. A juíza pede que Maluf volte a cumprir pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em regime integralmente fechado.

Benefício
O ministro Dias Toffoli concedeu liminar permitindo a prisão domiciliar humanitária ao deputado quando o congressista foi internado em unidade particular de saúde do Distrito Federal. Após ficar hospitalizado por dois dias, o político afastado recebeu alta e foi encaminhado a São Paulo para o cumprimento da pena em casa.

Segundo relatório concedido pelo Hospital Home – clínica responsável pelo tratamento do deputado na capital –, Maluf se negou a tomar medicações por pelo menos três vezes e se recusou a fazer fisioterapia. Além disso, o parlamentar disse que preferia ser tratado e medicado em São Paulo. Além do documento produzido pela unidade hospitalar, a juíza Leila Cury anexou ao pedido de revogação da prisão domiciliar apresentado ao STF laudo elaborado pelo Instituto Médico Legal do DF, no qual era informado que a condição de saúde de Paulo Maluf permitia o cumprimento da prisão na Papuda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?