metropoles.com

Procuradores do MPF questionam decisão do STF de investigar fake news

Segundo nota, há extrema preocupação quanto ao fato de que investigação de natureza criminal não observe diretrizes constitucionais e legais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fachada Ministério Público Federal
1 de 1 Fachada Ministério Público Federal - Foto: Reprodução

Integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal manifestaram preocupação, em nota divulgada nesta sexta-feira (15/3), com a decisão o Supremo Tribunal federal (STF) de instaurar um inquérito criminal para apurar ameaças e notícias falsas (fake news) contra a Corte.

Segundo a nota, há o risco de que manifestações de membros do Ministério Público, do Congresso Nacional e cidadãos em geral, protegidas pela liberdade de expressão, venham a ser investigadas como se constituíssem crime.

“[Há] extrema preocupação quanto ao fato de que investigação de natureza criminal não observe as diretrizes constitucionais e legais, com participação indispensável do Ministério Público, e possam ser feitas em desacordo com a Constituição Federal”, diz o documento.

Pelos aspectos mencionados, o Conselho Superior do Ministério Público Federal diz esperar que o o inquérito instaurado seja enviado pelo ministro relator, Alexandre de Moraes, ao Ministério Público Federal, a fim de que, “nos moldes do ordenamento jurídico em vigor, venha a ser analisada a ocorrência de justa causa para a instauração de persecução criminal”.

Justiça eleitoral
A decisão de Dias Toffoli de abrir investigação contra as chamadas fake news foi tomada da sessão dessa quinta (14), quando os ministros do STF decidiram, por 6 votos a 5, que crimes comuns conexos a delitos eleitorais devem ser processados e julgados em tribunais especializados em questões relacionadas a eleições.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?