metropoles.com

Processos contra Geddel, Cunha e Funaro no DF ficam com juiz Vallisney

TRF-1 desistiu de migrar ações penais contra réus das operações Sépsis, Cui Bono e Zelotes da 10ª para a 12ª Vara Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DAIANE SOUZA/UNB AGÊNCIA
juiz-vallisney1
1 de 1 juiz-vallisney1 - Foto: DAIANE SOUZA/UNB AGÊNCIA

O Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu, por unanimidade, nesta quinta-feira (1º/3), manter na 10ª Vara Federal no Distrito Federal os processos que tiveram audiências e interrogatórios realizados. Assim, permanecerão sob a responsabilidade do juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara, as ações penais contra os ex-deputados Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves (todos do MDB), além da relativa ao operador e delator Lúcio Funaro. São casos originados nas operações Zelotes, Sépsis e Cui Bono.

Resolução de dezembro tomada pelo TRF-1 havia determinado a redistribuição de processos da 10ª para a 12ª Vara, com o intuito de desafogar a primeira, antes a única especializada em crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro no âmbito da Justiça Federal do DF. Pela decisão, que converteu a 12ª Vara em unidade também especializada no julgamento de tais matérias, os casos começaram a ser redistribuídos em 26 de fevereiro. Agora, com a deliberação do Conselho de Administração da Corte, as transferências serão sustadas.

Nessa quarta-feira (28/2), o Ministério Público Federal no DF havia solicitado que as ações penais não migrassem. Os procuradores da República do Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) do MPF-DF argumentaram que a decisão prejudicaria o andamento de ao menos 16 processos já em fase final, com audiências de instrução concluídas. O grupo temia o atraso do desfecho desses casos no Judiciário, pois o titular da nova Vara teria que estudar novamente cada um, para formular uma sentença.

Um dos processos que chegou a ser transferido para a 12ª Vara foi o da investigação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Zelotes. No entanto, ainda não é certo que a ação retorne às mãos do juiz Vallisney de Souza Oliveira, pois a oitiva dos réus (Lula e mais três) sofreu constantes adiamentos e ainda não aconteceu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?