metropoles.com

Presidente do STJ defende preservação da Amazônia: “Transcende países”

O ministro João Otávio Noronha afirmou que a Floresta Amazônica proporciona ao continente chuva e oxigênio, não apenas aos brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/ Metrópoles
Brasília (DF), 20/01/2019  – Evento: Lançamento do livro STJ –  Local STJ  Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 20/01/2019 – Evento: Lançamento do livro STJ – Local STJ Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio Noronha, afirmou nesta quinta-feira (22/08/2019) que a Amazônia deve ser preservada, para o bem de todo o mundo. “Nós somos donos territorialmente da Floresta Amazônica, mas não temos o dever de preservá-la apenas para os brasileiros”, disse.

“Ou o oxigênio que brota da Amazônia e a chuva que ela proporciona a todo o continente são algo que pertence só ao Brasil?”, questionou o ministro. “Se assim pensarmos, podemos fechar todas as disciplinas de meio ambiente no mundo, porque o meio ambiente é algo que transcende os países“, declarou.

Ao falar sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica, Noronha fez uma reflexão a respeito da responsabilidade constitucional do Estado e das pessoas em relação à defesa do patrimônio natural e à utilização consciente de algo que é “bem comum de uso do povo”.

“O meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito fundamental coletivo e, mais do que coletivo de localização nacional, é um direito transnacional. É um direito que cada país, que cada cidadão tem que fazer prevalecer, para que toda a humanidade possa gozar de qualidade de vida no presente e no futuro”, pontuou.

O ministro também falou da função social da propriedade na preservação do meio ambiente e no compartilhamento dos recursos naturais. “A gente precisa interpretar a Constituição, e agora eu vou lá no direito de propriedade. O que é a função social da propriedade? É o seu uso sem prejudicar a coletividade. É simplesmente isso”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?