metropoles.com

Presidente da OAB cobra do STF definição sobre presunção de inocência

Para Claudio Lamachia, é fundamental que Constituição seja cumprida e de extrema importância que o Supremo resolva a questão o quanto antes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nilton Fukuda/Estadão
OAB
1 de 1 OAB - Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Ao comentar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello de deferir liminar que determina a liberdade dos presos após condenação em segunda instância, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, cobrou da Corte, nesta quarta-feira (19/12), uma “posição definitiva sobre a questão da presunção de inocência”.

“A OAB defende, há muito tempo, que o Supremo Tribunal Federal, tome, em nome da segurança jurídica, uma posição”, ressaltou Lamachia. Segundo ele, é fundamental que a Constituição seja cumprida e de extrema importância que o STF resolva a questão o quanto antes.

“De modo que o sistema de justiça tenha um norte para atuar nos casos penais”, observou o presidente da Ordem. “Também, com isso, se combatendo a impunidade, se combatendo a corrupção, a partir, exatamente, de regras claras e da celeridade processual”.

A liminar de Marco Aurélio foi cassada, na noite desta quarta, pelo presidente do STF, Dias Toffoli, que atendeu a um pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Mais cedo, Dodge afirmou que o início do cumprimento das penas nessa fase do processo não fere a Constituição Federal.

Toffoli já havia declarado, nesta semana, que levará a pauta da prisão após segunda instância a julgamento no dia 10 de abril de 2019.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?