metropoles.com

Policiais federais: “Juiz de garantias assegura a imparcialidade”

A Federação Nacional da categoria defendeu a implementação do dispositivo, mas diz que Justiça vai precisar de tempo para se adaptar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
martelo-juiz1
1 de 1 martelo-juiz1 - Foto: iStock

A figura do juiz de garantias ainda é o ponto mais polêmico do pacote anticrime, que entra em vigor a partir do dia 23 de fevereiro. Para a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), o instrumento é válido e condiz com a realidade dos países mais modernos, mas deveria ter sido estabelecido um período de adaptação antes da implementação do dispositivo.

“Ter um juiz que fará o papel de garantidor dos direitos e do processo legal vai assegurar a imparcialidade nos processos criminais” defendeu o presidente da entidade, Luís Antônio Boudens.

Para ele, a única falha da proposta é o não estabelecimento de um tempo para que a Justiça se adapte. Boudens lembrou que o juiz de garantias só será necessário em Varas Criminais, que representam, no máximo, 30% do total. Em muitos casos, já há dois juízes nessas varas: o titular e o substituto.

O presidente da Fenapef disse, ainda, que a efetividade, a celeridade e a lisura dos processos serão maiores, uma vez que, atualmente, todas as medidas cautelares no período de investigação até a decisão final (sentença) se concentram em um único membro do Judiciário.

Isso aconteceu, por exemplo, em algumas sentenças decorrentes da Operação Lava Jato, quando alguns acusados condenados alegaram a parcialidade do então juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública.

A Fenapef considera que, “embora não seja perfeito”, o pacote anticrime traz avanços inegáveis à luta pela redução da violência. “Esse é o objetivo principal, embora ainda haja muito a ser feito. Continuaremos defendendo nossas bandeiras, que incluem a valorização das forças de segurança do país”, diz Boudens.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?