metropoles.com

Podemos, Rede e PSB vão ao STF contra circulação de nova nota de R$ 200

Segundo as legendas, a iniciativa do Banco Central é “inconstitucional” e favorece atividades ilícitas, como a corrupção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os partidos Rede Sustentabilidade, PSB e Podemos protocolaram, nesta quinta-feira (20/8), no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação que pede a suspensão da entrada em circulação das novas notas de R$ 200. Para as legendas, a iniciativa é inconstitucional.

A criação da nova cédula foi anunciada pelo Banco Central em 29 de julho, com a estimativa de que estaria em circulação até o fim de agosto.

A ação dos partidos foi apresentada depois de 10 organizações anticorrupção, como Instituto Não Aceito Corrupção, Transparência Partidária, Transparência Brasil e Instituto Ethos, se manifestarem contra a criação da cédula.

Em nota, incluída na ação, as instituições afirmam que a criação da cédula favorece atividades ilícitas, como corrupção, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, ocultação e evasão de divisas. Segundo elas, o crime prefere as notas de maior valor.

“[A nova cédula facilita] o armazenamento e o transporte de recursos obtidos ilegalmente e dificultando a rastreabilidade das respectivas transações”, diz trecho.

Os partidos sustentam que o Banco Central não apresentou justificativas suficientes nem estudos de impacto da nova nota. Também alegam que o Ministério da Justiça e órgãos de enfrentamento à corrupção e ao crime organizado não foram ouvidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?