metropoles.com

PM que matou jovem por causa de R$ 5 é condenado a 13 anos de prisão

O agente de segurança foi considerado culpado pelo homicídio do estudante Iago Gomes, de 23 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Iago
1 de 1 Iago - Foto: Arquivo pessoal

A Justiça de São Paulo condenou o policial militar Guilherme Cardoso Garcia a 13 anos e seis meses de prisão em regime fechado. O agente de segurança é apontado como autor do homicídio que vitimou o estudante Iago Gomes (foto em destaque), de 23 anos.

O crime ocorreu em janeiro deste ano. O motivo teria sido o não pagamento de R$ 5 para entrar em uma tabacaria da zona leste da capital paulista. Levando isso em conta, a 4ª Vara do Júri do Fórum Criminal da Barra Funda entendeu que houve motivo torpe (específico) para o assassinato, o que aumenta a rigidez da pena e classifica o delito como homicídio qualificado.

Na decisão, o juiz Leonardo Valente Barreiros destaca que a vítima não tinha antecedentes criminais e nem mesmo apresentava risco à sociedade.

“A vítima, de passado incólume, foi morta por disparos de arma de fogo pertencente à Polícia Militar do Estado de São Paulo, com munição custeada pelo erário público, através de impostos arduamente recolhidos pela população paulista. Vale dizer que a vítima foi morta por instrumento do Estado que deveria servir para protegê-la, e não vulnerá-la, como infelizmente aconteceu”, defendeu o magistrado.

O PM está impedido de recorrer em liberdade. Na avaliação do Judiciário, o agente público feriu a “credibilidade de importante instituição de segurança pública” ao cometer o crime contra o jovem. A sentença foi expedida na última segunda-feira (25/10), mas só foi divulgada neste final de semana.

Atualmente, o policial está detido em prisão preventiva por tempo indeterminado. A sentença foi comemorada por familiares da vítima.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?