metropoles.com

PGR quer acesso integral a vídeo da reunião de Bolsonaro e Moro

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou manifestação ao ministro do STF Celso de Mello, que impôs sigilo sobre o material

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Procurador-geral da República, Augusto Aras
1 de 1 Procurador-geral da República, Augusto Aras - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello a íntegra do vídeo da reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), citada em depoimento do ex-ministro Sergio Moro.

A manifestação foi enviada na tarde deste sábado (09/05) ao ministro do STF. A íntegra do material é necessária, segundo Aras, “para orientar a autoridade policial e os procuradores nas oitivas” a serem realizadas.

Os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) vão prestar depoimento sobre a reunião na próxima terça-feira (12/05). A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) também será ouvida.

“Em razão do exposto, o procurador-geral da República requer, preliminarmente, o encaminhamento, com as devidas cautelas e em caráter de urgência, da integralidade dos registros audiovisuais à Procuradoria-Geral da República para conhecimento, facultando-se à defesa dos interessados o acompanhamento da diligência”, escreveu Aras, no documento.

Veja a íntegra do documento:

5. INQ 4831 – Manifestação … by Tácio Lorran on Scribd

Governo cede

O governo federal entregou ao STF no fim da tarde de sexta-feira (08/05) o vídeo da reunião ministerial conduzida por Bolsonaro. O encontro, realizado no último dia 22 de abril, foi citado em depoimento de Moro à Polícia Federal (PF).

Ao receber o material da Advocacia-Geral da União (AGU), o ministro do STF, Celso de Mello, decidiu colocar sigilo sobre o HD externo encaminhado. O despacho foi assinado pelo decano às 20h15 de hoje.

7 imagens
Augusto Aras deve se reunir com Lula nos próximos dias
Para o PGR Augusto Aras, Salles apenas "externou sua posição" sobre as diretrizes para políticas públicas do atual governo
Atual procurador-geral da República, Augusto Aras
Augusto Aras, procurador-geral da República
Augusto Aras
1 de 7

Augusto Aras, procurador-geral da República

Andre Borges/Esp. Metrópoles
2 de 7

Augusto Aras deve se reunir com Lula nos próximos dias

Michael Melo/Metrópoles
3 de 7

Para o PGR Augusto Aras, Salles apenas "externou sua posição" sobre as diretrizes para políticas públicas do atual governo

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 7

Atual procurador-geral da República, Augusto Aras

Michael Melo/Metrópoles
5 de 7

Augusto Aras, procurador-geral da República

Michael Melo/Metrópoles
6 de 7

Augusto Aras

Michael Melo/ Metrópoles
7 de 7

Para o PGR, Augusto Aras, Salles apenas "externou sua posição" sobre as diretrizes para políticas públicas do atual governo

Marcos Brandão/Agência Senado

De acordo com o despacho, o sigilo tem caráter “pontual e temporário”. O ministro Celso de Mello destaca ainda que vai levantar a confidencialidade do material, em “momento oportuno”, a depender do conteúdo.

Confidencial

Mais cedo, AGU pediu que o ministro não permita a divulgação do conteúdo integral do vídeo. Segundo a advocacia, o material contém assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado, inclusive de Relações Exteriores.

Entenda

A reunião foi citada por Sergio Moro em depoimento feito no último sábado (02/05) na Polícia Federal, que teve duração de mais de 8 horas. O ex-ministro acusa o presidente Jair Bolsonaro de interferir politicamente na PF.

Durante a reunião, segundo Moro, o presidente teria apresentado o desejo de trocar o então superintendente da PF no Rio de Janeiro, Maurício Valeixo.

Valeixo foi exonerado do cargo, a contra-gosto de Moro, no último dia 24. Ao saber da demissão, o então ministro da Justiça anunciou, insatisfeito, a saída do governo federal.

Os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) vão prestar depoimento sobre a reunião na próxima terça-feira (12/05).

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), próxima ao presidente Jair Bolsonaro, também vai prestar depoimento na PF. Ela chegou a trocar mensagens com o então ministro Moro defendendo uma suposta indicação dele para o STF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?