metropoles.com

PGR: pagamento da Odebrecht para Temer foi propina, e não caixa dois

Raquel Dodge pede ao STF que caso seja enviado para a Justiça Federal em vez da Justiça Eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michel Temer
1 de 1 Michel Temer - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, enviou parecer ao ministro Edison Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que os valores pagos a Michel Temer e seus aliados pela empreiteira Odebrecht não são caixa dois, e sim corrupção. Por isso a PGR pede que o STF não envie o caso à Justiça Eleitoral. As informações são do jornal O Globo.

Decisão foi tomada após argumento das defesas dos ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco de que os repasses seriam apenas crime eleitoral de caixa dois, que tem penalidades mais brandas previstas em lei.

A PGR argumenta o objetivo dos pagamentos era conseguir benefícios na área da Aviação Civil, comandada à época por Moreira Franco, dentre elas um edital de concessão do aeroporto do Galeão (RJ), e, por isso, configura corrupção.

Segundo a PGR, “o primeiro esquema criminoso que foi revelado ao longo das investigações verificou-se da seguinte forma: no início do ano de 2014, em Brasília, Moreira Franco solicitou vantagem indevida, em razão da função pública que ocupava na Secretaria da Aviação Civil, no montante de R$ 4 milhões, por beneficiar o grupo Odebrecht no contrato de concessão do Aeroporto do Galeão/RJ de responsabilidade daquela secretaria.”

No documento enviado ao ministro Fachin, Raquel Dodge acrescenta: “Eliseu Padilha e Michel Temer receberam, após cobrança efetuada a executivos da Odebrecht, os valores acima referidos, atuando em unidade de desígnios com Moreira Franco e cientes, portanto, da origem ilícita dos valores”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?