metropoles.com

PGR pede que Jorge Picciani, ex-presidente da Alerj, continue preso

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro foi detido na Operação Cadeia Velha, acusado de corrupção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RODRIGO MENEZES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
DEPUTADO JORGE PICCIANI CHEGA AO RIO E É LEVADO A DEPOR NA PF.
1 de 1 DEPUTADO JORGE PICCIANI CHEGA AO RIO E É LEVADO A DEPOR NA PF. - Foto: RODRIGO MENEZES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Procuradoria-Geral da República enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a rejeição do habeas corpus em favor de Jorge Picciani (MDB), ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) preso na Operação Cadeia Velha, desdobramento da Lava Jato. A informação é do portal O Antagonista.

No parecer, datado de 11 de janeiro, a subprocuradora-geral Cláudia Sampaio Marques diz que “os fatos apurados evidenciam um monumental esquema de corrupção, que teve início nos anos 1990 e perdurou até o ano de 2017”.

De acordo com as investigações, um grupo que tinha o emedebista como integrante vem adotando práticas financeiras clandestinas e sofisticadas para ocultar a corrupção, além de repasses da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).

“Trata-se de esquema consolidado no âmbito da Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro, sob o comando do paciente (Jorge Picciani) e dos demais parlamentares ouvidos”, escreve a subprocuradora em alusão a Paulo Melo, ex-presidente da Casa, e Edson Albertassi, ambos do MDB.

Os dois também estão presos em decorrência da Operação Cadeia Velha. “Necessária a prisão não somente para fazer cessar a prática delitiva como também para permitir que as investigações transcorram sem os percalços que ocorreriam com a liberdade dos investigados”, concluiu a PGR.

Picciani é acusado de receber mais de R$ 77 milhões em propina da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), entre 2010 e março de 2017.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?