metropoles.com

PGR: Aras adia cortes de 50 assessores ligados à Lava Jato

Medida ameaçava inviabilizar os trabalhos das investigações contra políticos com foro privilegiado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Procurador-geral da República, Augusto Aras
1 de 1 Procurador-geral da República, Augusto Aras - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O procurador-geral da República, Augusto Aras, adiou decisão de cortar aproximadamente 50 assessores dos setores de investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR), como o grupo de trabalho da Lava Jato e a área da perícia, e prorrogou o prazo para análise desses cortes.

Após o jornal O Globo ter revelado a portaria com as previsões de cortes nas áreas de investigação, que deveriam ser efetivados até o dia 7 de janeiro, Aras publicou uma nova portaria prorrogando para fevereiro os cortes e dando tempo adicional para que os setores afetados informem a necessidade de pessoal.

A partir dessas informações, será analisada a necessidade de pessoal nas áreas de investigação e uma nova portaria com os cortes finais será publicada. Ainda pode haver cortes de assessores — o formato final só será conhecido em fevereiro.

Desgaste interno
A revelação provocou desgaste interno do PGR e de seu secretário-geral Eitel Santiago Pereira, que formatou a portaria com a redução das equipes antes de dialogar com os setores da Procuradoria.

Aras já havia admitido a possibilidade de rever os cortes, que ameaçavam inviabilizar os trabalhos das investigações contra políticos com foro privilegiado.

A portaria publicada na semana passada havia estabelecido cortes no setor de perícia da PGR, na área de cooperação internacional, apoio à atuação eleitoral e ao grupo de trabalho da Lava Jato, totalizando cerca de 50 assessores.

Ao mesmo tempo, os gabinetes dos subprocuradores-gerais da República, função mais alta da carreira do Ministério Público Federal, ganhariam 74 assessores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?