metropoles.com

PF repassa ao STF pedido para investigar Miranda por denunciação caluniosa

Há em curso uma investigação da corporação contra o presidente Jair Bolsonaro. Ministra Rosa Weber terá que decidir se Miranda será incluído

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriela Biló/Agência Estado
Luis Miranda
1 de 1 Luis Miranda - Foto: Gabriela Biló/Agência Estado

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu, nesta terça-feira (20/7), o pedido feito pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, à Polícia Federal para abertura de inquérito contra o deputado Luis Miranda (DEM-DF) por denunciação caluniosa. O pedido foi encaminhado pela própria corporação à Corte.

Rosa Weber é a relatora de inquérito já aberto para apurar suposta prevaricação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no processo de compra da vacina indiana Covaxin. Miranda e o irmão servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, foram ao chefe do Executivo para denunciar as supostas irregularidades nos trâmites.

Os irmãos Miranda saíram do encontro com o compromisso de que Bolsonaro mandaria a PF investigar as potenciais ilicitudes, o que não ocorreu.

A dupla, então, decidiu tornar a denúncia pública e a encaminhou para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investiga as omissões e irregularidades cometidas pelo governo federal no enfrentamento da pandemia.

Após a divulgação do caso, o deputado virou alvo de membros do Palácio do Planalto. Coube ao ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, provocar o Ministério da Justiça para que Miranda fosse investigado.

Caso a ministra Rosa Weber entenda que há ligação de Miranda com a denúncia, o deputado passaria a ser investigado no mesmo inquérito, aberto inicialmente contra Bolsonaro. A tendência é de que o pedido da Justiça seja encaminhado para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Petição Luis Miranda by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?