metropoles.com

PF indicia acusados de invadir celulares de Moro e Deltan

Seis pessoas foram indiciadas por formação de quadrilha, acusados de roubar mensagens depois divulgadas pelo The Intercept e seus parceiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
Walter Delgatti - Metrópoles
1 de 1 Walter Delgatti - Metrópoles - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

A Polícia Federal indiciou todas as seis pessoas que foram presas sob a suspeita de terem agido na invasão de celulares de autoridades, incluindo o então juiz federal Sergio Moro e o coordenador da operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, e na posterior divulgação de mensagens.

O material foi repassado ao jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, e deu origem à série jornalística Vaza Jato, divulgada pelo próprio Intercept e por veículos que se tornaram parceiros, como o jornal Folha de S.Paulo e a revista Veja, entre outros. Os jornalistas não foram acusados.

Com base nas mensagens, defesas de réus da Lava Jato, incluindo o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, questionam em instâncias superiores da Justiça a legalidade dos procedimentos entre Ministério Público e Justiça Federal em Curitiba.

Foram indiciados por formação de quadrilha Walter Delgatti Neto (que aparece na imagem em destaque), Gustavo Sousa, Danilo Marques, Suelen Priscila de Oliveira, Thiago Eliezer Martins e Luiz Henrique Molição. Esse último fechou acordo de delação premiada com o MP, mas não foi poupado do indiciamento.

Delgatti Neto, Martins, Santos e Marques também foram indiciados por invasão de dispositivos telemáticos e interceptações.

O relatório da Polícia Federal foi enviado à Procuradoria Geral da República, que agora vai decidir se denuncia os indiciados. Se isso ocorrer e a Justiça acatar os pedidos, eles se tornam réus em processos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?