metropoles.com

PF faz operação para prender suspeitos de ataques cibernéticos ao STF

Em maio, houve tentativa de invasão ao sistema do Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal passou a investigar o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
STF
1 de 1 STF - Foto: Metrópoles

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (8/6), a Operação Leet para desarticular organização criminosa envolvida em ataques cibernéticos ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram expedidos pelo ministro do STF Alexandre de Moraes cinco mandados de busca e três de prisão temporária em três estados: Goiás, São Paulo e Pernambuco. As prisões são todas em Pernambuco.

A PF está nas seguintes cidades: Itumbiara (GO), Bragança Paulista (SP), Belém do São Francisco (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Olinda (PE).

Segundo a PF, o termo leet, usado para nomear a operação e também conhecido como eleet ou leetspeak, é uma alternativa ao alfabeto inicialmente usado para o idioma inglês, empregado principalmente na internet. “É usado como um adjetivo para descrever proeza formidável ou realização, especialmente nas áreas de jogos on-line e em sua forma original, usada por hackers de computador”, diz a Polícia.

Ataque ao sistema do STF

Em maio deste ano, houve tentativa de invasão ao sistema da Corte. A partir de então, a PF passou a investigar o caso. De acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, o acesso fora do padrão ao sistema do STF foi contido enquanto ainda estava em andamento, e somente dados públicos ou de características técnicas do ambiente foram acessados, sem comprometimento de informações sigilosas.

Para Moraes, a investida foi uma ameaça ao STF, e os fatos podem ser relacionados com a apuração em andamento nos inquéritos das Fake News e dos Atos Antidemocráticos.

No curso do inquérito policial, foram identificados os endereços de onde partiram os ataques. Com as medidas judicias cumpridas nesta terça, a PF busca identificar os demais integrantes e as circunstâncias dos atos criminosos praticados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?