metropoles.com

Penhora de triplex do Guarujá influencia julgamento de Lula no TRF-4?

A Lupa checou informações que circulam em blogs e redes sociais a respeito do pedido de apreensão do imóvel, feito por uma juíza de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Lula
triplex
1 de 1 triplex - Foto: Reprodução/Lula

Circula em blogs e redes sociais de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a informação de que uma juíza de Brasília “desafiou” o juiz Sérgio Moro e reconheceu a propriedade do triplex do Guarujá como sendo da OAS Empreendimentos. Ela teria penhorado o apartamento para honrar dívidas da empreiteira com outra empresa.

Por meio do formulário de sugestões #LupaAqui, seguidores da Lupa pediram para checar a veracidade da informação. Veja o resultado:

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Fachada do prédio onde fica o triplex, no Guarujá, litoral de São Paulo

“Triplex é penhorado por juíza federal…”
Conteúdo publicado no site Falando Verdades em 12 de janeiro de 2018

decisão judicial citada é verdadeira. A juíza Luciana Corrêa Tôrres de Oliveira, da 2ª Vara de Execuções de Títulos Extrajudiciais do Distrito Federal (que não faz parte da Justiça Federal), determinou que o apartamento 164-A do Condomínio Solaris, em Guarujá, fosse penhorado para o pagamento de dívidas da OAS Empreendimentos com uma terceira empresa. Trata-se do mesmo apartamento atribuído ao ex-presidente. A decisão é de 5 de dezembro de 2017.

RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

“… e contradiz Moro sobre Lula ser o dono”
Conteúdo publicado no site Falando Verdades em 12 de janeiro de 2018

A decisão não contradiz a sentença do juiz Sérgio Moro. No processo, ele reconhece que a titularidade formal do imóvel é da OAS Empreendimentos. Moro também afirma que, apesar disso, o imóvel foi “atribuído de fato” ao ex-presidente (parágrafo 898 da sentença). “Na resolução desta questão, não é suficiente um exame meramente formal da titularidade ou da transferência da propriedade. (…) Embora não haja dúvida de que o registro da matrícula do imóvel (…) aponte que o imóvel permanece registrado em nome da OAS Empreendimentos S/A (…) isso não é suficiente para a solução do caso”, diz a sentença, entre os parágrafos 304 e 306.

O próprio Ministério Público Federal (MPF) também foi claro quanto à titularidade formal do imóvel, ao dizer que, de fato, o registro do imóvel sempre esteve no nome da empreiteira. O que o MPF considera, assim como o juiz Moro, é que esse fato não é suficiente para afirmar que o imóvel não fosse de Lula. “Léo Pinheiro, Paulo Gordilho, Fábio Yonamime e Roberto Moreira agiram para que não só a propriedade de fato do tríplex continuasse oculta (dissimulando o registro da propriedade, mantendo-o no nome da incorporadora), como também para que reformas e decoração fossem realizadas e custeadas pela OAS Empreendimentos, permitindo que Lula e Marisa Letícia recebessem tais vantagens de forma encoberta”, diz a denúncia, no parágrafo 195.

Em suma, em momento algum, os acusadores ou o juiz deixaram de reconhecer que, nominalmente, o apartamento era da OAS Empreendimentos — a questão, justamente, é que o patrimônio não teria sido passado para o nome de Lula como uma forma de ocultá-lo. Moro, inclusive, ordenou o confisco e o sequestro do apartamento (parágrafos 950 e 951 da sentença), alegando que o imóvel seria objeto de crime.

Judicialmente, um mesmo bem, no caso o tríplex, pode ser alvo de diversos processos, sem que um se sobreponha ao outro. Logo, a decisão da juíza de Brasília (no caso entre a OAS e a empresa em favor da qual o imóvel foi penhorado) não afeta ou contradiz a sentença do juiz Sérgio Moro no caso criminal contra Lula. Portanto, o imóvel pode, tecnicamente, ser penhorado para o pagamento de dívidas da OAS Empreendimentos, sem que isso se relacione ao processo de Lula.

*Por Chico Marés

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?