metropoles.com

Pedido de mudança de Fachin pode alterar destino da Lava Jato. Entenda

O ministro quer deixar a 2ª Turma, que cuida dos processos referentes à força-tarefa, e ir para a 1ª Turma do STF. Relator pode mudar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/SCO/STF
Edson Fachin
1 de 1 Edson Fachin - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O recente pedido do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para ir à 1ª Turma da Corte, põe em jogo o destino da Operação Lava Jato. O magistrado é relator dos casos referentes à força-tarefa, que tramitam na 2ª Turma. Com a possível transferência de Fachin, há dúvidas sobre se os processos permaneceriam onde estão, o que forçaria a escolha de um novo relator, ou se seguiriam para a 1ª Turma.

“Caso confirmada pela Presidência e pelo Tribunal a mudança de órgão colegiado, a Segunda Turma continua preventa para o julgamento de todos os processos referentes à Operação Lava Jato”, diz nota do gabinete de Fachin.

A situação, contudo, não é tão clara quando parece. Até agora, não foi informado pelo Supremo se os processos da Lava Jato, de relatoria de Fachin, serão direcionados a outro ministro ou se ele poderá voltar à 2ª Turma para julgar apenas esses casos.

Resistência

O pedido de mudança ocorre no momento em que Fachin tem sofrido derrotas seguidas em votações da 2ª Turma envolvendo a Operação Lava Jato.

No ofício, enviado ao presidente da Corte, ministro Luiz Fux, ele manifesta o desejo desde que não haja vontade de outro integrante mais antigo do tribunal de ocupar a cadeira.

O objetivo de Fachin é assumir a vaga que será aberta com a saída do ministro Marco Aurélio Mello, que se aposenta em julho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?