metropoles.com

PDT aciona STF para barrar veto de Bolsonaro sobre uso de máscaras

Segundo o partido, o presidente trata com “menoscabo o surto do coronavírus”, desprezando “estudos científicos comprovados”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (03/07), para suspender o veto ao trecho da Lei nº 14.019, de 2020, que trata da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em algumas áreas, como comércio e templos religiosos. Em decreto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) permitiu que os equipamentos não sejam usados em determinados espaços.

No processo, o partido argumenta que a disseminação do coronavírus no Brasil está cada vez maior e critica a postura do chefe do Executivo. “Mesmo diante disso, desde os albores desse flagelo no Brasil, o Senhor Jair Messias Bolsonaro trata com menoscabo o surto do novo coronavírus, de modo a desacreditar todos os estudos cientificamente comprovados”, diz o documento.

Veja a íntegra do documento:

Ação PDT by Metropoles on Scribd

Na lei sancionada por Bolsonaro, ele vetou um trecho que obrigava a utilização da máscara em estabelecimentos comerciais, templos religiosos e instituições de ensino.

O presidente também vetou a imposição de multas para quem descumprir as regras e a obrigação do governo de distribuir máscaras para os mais pobres. Esses vetos, no entanto, não anulam legislações locais que já estabelecem a obrigatoriedade do uso da máscara.

Para o PDT, a iniciativa do governo revela uma “face nefasta da política externada por Bolsonaro”. “Na contramão de todas as autoridades mundiais, marcha de forma cega e irresponsável para conduzir a população brasileira ao abismo, em uma total afronta aos mandamentos constitucionais e aos direitos fundamentais”, diz o documento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?