Paulo Pimenta espera soltura de Lula ainda nesta quarta
Declaração do líder do PT na Câmara foi feita durante coletiva à imprensa nesta tarde. Político encontrará ex-presidente ainda hoje
atualizado
Compartilhar notícia
O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, Paulo pimenta (PT-RS), disse na tarde desta quarta-feira (19/12) esperar que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello de determinar a soltura de todos os presos após condenação em segunda instância seja cumprida ainda hoje. Na avaliação do político, o despacho do magistrado “garante que o ex-presidente Lula seja colocado em liberdade”.
A declaração foi feita durante coletiva de imprensa iniciada nesta tarde. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, também deve se manifestar sobre a repercussão da determinação de Marco Aurélio para o caso do ex-presidente da República, preso desde 7 de abril por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Ele foi condenado a 12 anos e 1 mês de cadeia, após julgamento na segunda instância judicial.
A defesa do petista protocolou habeas corpus pela imediata liberação de Lula às 14h48 desta quarta.
Paulo Pimenta disse que ainda não conseguiu conversar com Lula, porque ele “é uma das poucas pessoas colocadas no sistema prisional que não tem acesso a celulares”. Porém, o parlamentar afirmou que encontrará o ex-presidente nesta noite.
“Vou dar um abraço nele em nome de todos os brasileiros e brasileiras que estão aguardando essa liberdade”, destacou.
Atos contra e a favor
Movimentos sociais que defendem a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocam a população para comparecer à Vigília Lula Livre. O ato está previsto para ocorrer às 18h desta quarta, em Brasília, além de várias capitais do país.
O Movimento Brasil Livre (MBL) também pediu mais cedo, no Twitter, para manifestantes marcharem até o Supremo Tribunal Federal (STF) às 17h para protestar contra a decisão de Marco Aurélio Mello e a possível liberdade do petista.