metropoles.com

Paulo Henrique Amorim é condenado por injúria contra Heraldo Pereira

Apresentador da TV Record havia dito que o colega de profissão, da Rede Globo, era “negro de alma branca”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
paulo henrique amorim
1 de 1 paulo henrique amorim - Foto: Reprodução/YouTube

O blogueiro e apresentador Paulo Henrique Amorim terá de cumprir pena por ter chamado o colega de profissão Heraldo Pereira, da Rede Globo, de “negro de alma branca”. Isso porque o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve decisão da 1ª Turma da Corte, que havia condenado o jornalista da TV Record a um ano e oito meses de prisão por injúria racial.

A ação transitou em julgado, ou seja, não cabe recurso. Na decisão, da última terça-feira (5/8), Barroso converteu a pena em restrição a direitos.

Em agosto do ano passado, a 1ª Turma manteve, por unanimidade, a condenação de Paulo Henrique Amorim à pena de prisão, em regime aberto, mais multa. “A Lei n. 9.459/97, introduzindo o dispositivo da injúria racial, criou mais um delito no cenário do racismo, portanto, imprescritível, inafiançável e sujeito à pena de reclusão”, justificou Barroso, na ocasião.

Relembre
Em 2009, Paulo Henrique Amorim chamou Heraldo de “negro de alma branca”, no blog Conversa Afiada. O apresentador da Record escreveu também que o colega “não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde”.

Após a publicação das afirmações injuriosas, Pereira encaminhou representação ao Ministério Público, que denunciou o blogueiro por racismo.

No 1° grau, a 4ª Vara Criminal de Brasília alterou a tipificação para injúria com caráter racial. O tribunal também encerrou a ação por ter sido apresentada fora do prazo legal. Em recurso, manteve-se a absolvição parcial e a desclassificação do crime de racismo para o de injúria racial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?