metropoles.com

Para Marco Aurélio, PEN pode desistir de pedido sobre 2ª instância

A sigla busca um “atalho jurídico” para atrasar o máximo possível a retomada da discussão sobre prisão após condenação em segundo grau

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Marco Aurélio de Mello
1 de 1 Marco Aurélio de Mello - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta-feira (18/4) que, na sua avaliação, o Partido Ecológico Nacional (PEN) pode desistir do pedido de medida cautelar para barrar a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.

“Eu tenho voto vencido (em um outro caso), entendendo que, como o partido ou qualquer legitimado pode deixar de pedir liminar, ele pode retirar a liminar. E no caso concreto, não se tem nem a colocação pela primeira vez de uma liminar, é uma insistência”, disse Marco Aurélio a jornalistas, ao chegar para a sessão plenária desta quarta-feira.

Em outubro de 2016, o STF negou o pedido de medida cautelar no âmbito do mesmo processo e confirmou a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância por uma maioria apertada — 6 a 5.

Atalho
O PEN busca um “atalho jurídico” para atrasar o máximo possível a retomada da discussão sobre prisão após condenação em segunda instância.

No dia 10, Marco Aurélio decidiu atender a um pedido do PEN e suspendeu por cinco dias a tramitação de uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC) que aborda o tema de maneira ampla. O prazo termina na próxima quinta-feira (19).

“Estou curioso para saber o que o partido vai fazer”, disse Marco Aurélio. Indagado pela imprensa se deixaria de levar o pedido de medida cautelar em caso de desistência do PEN, Marco Aurélio respondeu com um silêncio.

O principal motivo de a sigla ter decidido pela desistência da causa foi a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 7. Condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de cadeia, o petista seria beneficiado por uma possível revisão da jurisprudência sobre execução de pena após segunda instância no STF, e o PEN não pretende ser o responsável por isso. Sem conseguir retirar o pedido de análise da matéria, em primeiro momento, o advogado do partido, então,  acabou pedindo adiamento da análise do caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?