metropoles.com

Para Dias Toffoli, divisão no STF é “essência da democracia”

Ministro disse que mesmo a ocorrência de “arranca-rabos” entre os colegas garante o funcionamento da Corte como previsto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-05-02 at 14.52.58
1 de 1 WhatsApp Image 2018-05-02 at 14.52.58 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou nesta terça-feira (7/8) que as divergências entre os ministros são essenciais ao trabalho da Corte. Prestes a assumir a presidência do STF, Toffoli disse: “Muitas vezes as pessoas não entendem porque no Supremo se debate, se discute. Às vezes tem até uns ‘arranca-rabos’. Mas essa é a essência da democracia. A pluralidade e a diversidade são da essência da democracia”.

O comentário foi feito durante seminário sobre direitos humanos e a Constituição de 1988 no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). No evento, Toffoli lamentou a existência de comentários que afirmam ser o STF um “tribunal dividido”. “E porque é um colegiado? É exatamente para não ser a vontade de um. Se fosse para ser a vontade de um, teria um ministro no Supremo. É um colegiado para que as várias visões estejam presentes e se façam ouvidas”, continuou.

A existência de divergências entre os ministros da Corte tem se tornado mais declarada em tempos recentes. Um dos principais temas de polêmica é a prisão após condenação em segunda instância. As decisões no âmbito desse tema costumam ser apertadas e ministros já fizeram críticas diretas a colegas por conta da questão.

Durante a palestra, o vice-presidente do Supremo também discutiu a evolução dos direitos fundamentais e debateu o papel do Judiciário na garantia dessas prerrogativas previstas na Constituição.

Para Toffoli, em determinados momentos, é preciso “restringir a vontade popular”. “Algumas vezes, é preciso proteger a maioria delas mesmos. Nesse contexto, compete ao Poder Judiciário o difícil papel de restringir a vontade popular, em nome da proteção dos direitos fundamentais, evitando, assim, o esmagamento de minorias. As maiorias precisam ser contidas porque, se elas decidem esmagar as minorias, quem vai garantir as minorias?”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?