metropoles.com

Para continuar na Lava Jato no Paraná, Dallagnol recusa promoção

O coordenador da força-tarefa em Curitiba desistiu de ser um dos indicados para integrar a Procuradoria Regional da República, diz jornal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Deltan Dallagnol
1 de 1 Deltan Dallagnol - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba (PR), resolveu não participar da disputa para concorrer a uma vaga na Procuradoria Regional da República. Ele enviou uma carta ao Conselho Nacional Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) recusando a hipótese de ser promovido e, com isso, ser obrigado a deixar o atual cargo na capital paranaense. A informação é do jornal O Globo.

Caso não tivesse apresentado a carta, Dallagnol poderia ser escolhido para umas das dez vagas em aberto — nove delas em Brasília (DF) e uma em Porto Alegre (RS). Ele seria obrigado a deixar a força-tarefa no Paraná, onde atua há cinco anos.

O conselho escolhe os nomes por critérios de merecimento e antiguidade. A análise está marcada para o próximo dia 5 de novembro. Ele tinha até esta segunda-feira (21/10/2019) para apresentar uma recusa à promoção.

Havia uma expectativa sobre a promoção porque o procurador teve o nome envolvido em mensagens comprometedoras divulgadas por veículos de comunicação e poderia ser afastado do cargo. A mudança de cargo seria uma “saída honrosa”. O procurador, contudo, resistia à ideia, por entender que o teor das mensagens não compromete o trabalho à frente do grupo anticorrupção.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?