metropoles.com

Pandemia: 25,7% dos magistrados têm piora na saúde e 50% sentem “medo”

Apesar de contarem com bons planos de saúde e estarem em trabalho remoto, servidores da Justiça sentem os impactos do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
juiz 2
1 de 1 juiz 2 - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O desgaste causado pela pandemia de coronavírus atingiu os magistrados e servidores da Justiça. De acordo com levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 25,7% deles relataram piora na saúde após a chegada do vírus no país. Ou seja, um a cada quatro se sentem mais cansados e menos bem-humorados do que antes da Covid-19.

Apesar de a carreira Judiciária contar com bons planos de saúde e trabalho remoto recomendado desde no início da pandemia, metade dos servidores e magistrados relataram sentimento de medo. Outros 35,5% disseram estar mais desanimados devido à crise do coronavírus e 26,6% contaram que passaram a sentir tristeza e melancolia nesse período de isolamento social.

Questionados sobre os maiores temores em razão das mudanças nas condições de vida causadas pela pandemia de Covid-19, a maioria dos magistrados e servidores informou que tem medo de que os familiares pertencentes ao grupo de risco possam adoecer ou falecer (79,1%). Já 64,6% deles disseram ter receio de ficarem doentes.

A pesquisa do CNJ levou em consideração 46.788 entrevistados, sendo 3.591 magistrados (19,8% do total) e 43.197 servidores (16,1% do total), de todos os segmentos da Justiça.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

 

Mudanças notáveis

Segundo o levantamento, os magistrados e servidores têm apresentado, com maior frequência, durante a pandemia, alteração na rotina do sono (47,7%), mudança de peso (44,3%), sensação de cansaço ou sonolência (37,6%) e dores musculares e físicas em geral (37%).

Há também uma mescla de sensações positivas e negativas percebidas pelos magistrados e servidores. Quase a metade (46%) tem sentimentos bons e ruins simultaneamente. Enquanto isso, 32% têm somente sentimentos ruins e 20% têm somente sentimentos bons.

Em relação à rede de apoio utilizada pelos membros da Justiça para amenizar as consequências da pandemia, 51,9% disseram que buscam refúgio nos familiares, 38,9% recorrem aos amigos e 38,1% investem no apoio espiritual, como meditação e orações.

No entanto, 14,5% dos magistrados e servidores afirmaram que guardam para si seus sentimentos relacionados ao coronavírus.

Volume de trabalho

Em decorrência da pandemia, 75% dos servidores e magistrados estão realizando suas atividades de forma integral via trabalho remoto. Com isso, 48% deles dizem ter passado a dedicar mais horas do dia para a realização das tarefas.

De acordo com os entrevistados, o trabalho é a atividade que toma a maior parte do tempo para 95,2% dos magistrados e servidores durante a pandemia de Covid-19.

Na sequência, estão afazeres como limpeza de casa, roupas, entre outros (61,9%) e preparação das refeições (52,3%).

Veja a íntegra da pesquisa:

Saúde Dos Magistrados by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?