metropoles.com

Pai de gêmeos gerados em barriga da aluguel ganha salário-maternidade

O juiz entendeu que, como as crianças não possuem mãe biológica, o direito deve ser concedido ao pai, que deixou de trabalhar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
martelo-juiz1
1 de 1 martelo-juiz1 - Foto: iStock

O juiz federal Gilson Pessoti, do Juizado Especial Federal Cível de Ribeirão Preto (SP), decidiu conceder o benefício de salário-maternidade a um pai de gêmeos que foram gerados em barriga de aluguel. O magistrado entendeu que, como os filhos não possuem mãe biológica, o homem teve que interromper o seu trabalho, a fim de dar os cuidados exigidos pelas duas crianças.

O direito ao benefício havia sido negado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por causa da não comprovação de documentos de gravidez.

A Defensoria Pública da União (DPU) recorreu à Justiça e argumentou que apesar de não ter passado, fisicamente, pela gestação, o autor do pedido ainda é o único genitor das crianças. Por isso, logo após o nascimento, ele teve que parar de trabalhar por alguns meses.

Para o juiz, a rejeição do pedido pelo INSS foi injusta e não levou em consideração as especificidades do caso.

“Impende destacar que, o pai, único provedor da família, por ocasião do nascimento de seus filhos, possui a mesma necessidade de interromper temporariamente suas atividades laborais, tal como ocorreria com a mãe gestante ou com o pai adotante, com o objetivo de recepcionar o recém-nascido no seio da família”, escreveu Pessoti.

A empresa em que o pai trabalhava informou que ele, por ocasião dos nascimentos de seus filhos, permaneceu afastado de suas atividades, em “licença maternidade adotante” de 120 dias. Por isso, a definição do pagamento levou em conta esse período.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?