metropoles.com

Oswaldo Eustáquio é condenado por associar PSol à facada em Bolsonaro

Blogueiro bolsonarista terá que pagar uma indenização de R$ 10 mil ao partido. Decisão é do Tribunal de Justiça do Paraná

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Bolsonarista Homem segura bandeira do Brasil
1 de 1 Bolsonarista Homem segura bandeira do Brasil - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio (foto em destaque) foi condenado a pagar R$ 10 mil ao Partido Socialismo e Liberdade (PSol) pelo crime de calúnia.

Eustáquio afirmou, em matéria publicada no dia 27 de abril de 2020, no site renews.com.br, que Adélio Bispo teria agido junto a um braço político ligado ao PSol na facada dada no presidente Jair Bolsonaro (PL), em setembro de 2018, em Juiz de Fora (MG).

O blogueiro alegou também que o depoimento de uma testemunha à Polícia Federal (PF) poderia “colocar Jean Wyllys e o PSol como suspeitos de serem os mandantes do crime que tentou tirar a vida do presidente”. A informação é falsa.

Na decisão, o juiz de direito Telmo Zaions Zainko, do 13º Juizado Especial Criminal de Curitiba, aponta que Eustáquio deturpou o conteúdo do depoimento, “atribuindo falas não ditas pelo depoente e ilações desprovidas de qualquer base que lhe possa dar, ainda que remotamente, a interpretação sugerida”.

O Metrópoles teve acesso à decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Confira-a na íntegra:

Sentença Oswaldo Eustáquio by Tacio Lorran Silva on Scribd

“Em nenhum momento é feita tal ilação, ao contrário, da leitura da íntegra do depoimento, o depoente menciona que ouviu ‘alguém’ ter comentado sobre os deputados do Anexo 4 e o ex-deputado Jean Wyllys, no sentido de não seriam políticos inúteis”, descreve o magistrado.

“O então depoente relatou veementemente que nunca manteve contato com Adélio Bispo, entretanto, o querelado [Oswaldo Eustáquio] publicou a existência de conversa direta entre ‘Luciano – Mergulhador’ e Adélio, que teria sido relatada perante a Polícia Federal, informação esta que se mostrou inverídica”, prossegue Zainko, na sentença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?