metropoles.com

Operação que tem Queiroz como alvo repercute na imprensa mundial

Jornais como The New York Times e The Guardian estão repercutindo a operação e lembrando das ligações de Queiroz com o presidente Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Guardian
1 de 1 Guardian - Foto: Reprodução

A operação do Ministério Público do Rio de Janeiro que tem como alvo pessoas e endereços ligados ao policial aposentado Fabrício Queiroz está repercutindo na imprensa internacional nesta quarta-feira (18/12/2019). Usando como mote o fato de Queiroz ter relações com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), jornais como o britânico The Guardian e o americano The New York Times repercutiram as buscas a apreensões que ocorreram no Rio de Janeiro e atingiram até a loja de chocolates finos do senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ).

O Guardian, que é um dos maiores jornais do Reino Unido, mantém a notícia sobre a operação entre suas manchetes principais nesta quarta. No texto, acompanhado de uma foto de Flávio ao lado do pai (imagem em destaque), o jornal informa que “investigadores estiveram na casa do amigo de longa data do presidente brasileiro”, referindo-se a Queiroz.

O policial aposentado já trabalhou para Bolsonaro, mas é investigado pelo período em que foi chefe de gabinete de Flávio, então deputado estadual pelo Rio.

O jornal inglês escreveu ainda que “a investigação apura se o agora senador Flávio Bolsonaro deixou acontecer um esquema de corrupção durante os 15 anos em que foi parlamentar pelo Rio de Janeiro em colaboração com Queiroz”.

Já o New York Times, maior jornal norte-americano, publicou despacho da agência de notícias Reuters que abre o texto informando que “procuradores estaduais fizeram uma batida em propriedades de um ex-funcionário de Flávio Bolsonaro, o filho do presidente brasileiro Jair Bolsonaro e parentes de sua ex-esposa”.

O texto lembra da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que congelou a investigação em julho e informa que as apurações foram retomadas agora.

“Flávio Bolsonaro insiste que é inocente de qualquer crime. No entanto, a investigação tem sido uma mancha para ele e para o governo de seu pai, que chegou ao poder prometendo acabar com anos de corrupção política no Brasil”, diz o texto publicado pelo The New York Times e por outros veículos que publicam a Reuters.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?