metropoles.com

ONG de direitos humanos pede punição a patrocinadores da Copa América

Entre as empresas-alvo do requerimento, está a Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
Dono da Havan
1 de 1 Dono da Havan - Foto: Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) entrou com uma representação, na sexta-feira (12/6), no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), para punir empresas que estão patrocinando a Copa América 2021, que começa oficialmente neste domingo (13/6), no Brasil – apesar da pandemia de Covid-19.

A ação é assinada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes Cunha. Estão na mira as empresas Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang; TCL; Semp; Kwai; Betsson; Betfair e; TeamViwer. O Metrópoles teve acesso em primeiro mão à representação (leia a íntegra ao fim desta matéria).

O MNDH pede a retirada de promoção das ações publicitárias no evento, retratação pública das empresas, promoção de campanhas afirmativas direcionada aos valores éticos e direitos humanos e aplicação de sanção disciplinar de acordo com o estatuto social do Conselho Nacional.

“O evento mencionado é uma clara violação e desrespeito à dignidade da pessoa humana, bem como uma inversão do que deveria ser considerado como interesse coletivo, visto o momento pandêmico vivido pelo Brasil. A realização de um evento da magnitude da Copa América gera um alto risco de aumento no contágio e transmissão do Covid-19, que consequentemente, agravaria a pandemia brasileira”, diz a entidade.

Na ação, o movimento destaca que as empresas Mastercard e Ambev resolveram desistir de expor suas marcas no evento. A ONG faz várias às companhias que seguem patrocinando o evento futebolístico.

“As empresas buscam se beneficiar da realização de um evento que desconsidera por completo os direitos fundamentais da população brasileira, negando, portanto, todos os padrões éticos, de valores e os objetivos da regulamentação publicitária, como por exemplo, a regra que toda atividade publicitária deve ser preparada a partir do senso de responsabilidade social”, pontua.

Leia a íntegra da representação:

Reclamação CONAR – Patrocinadores da Copa América by Tacio Lorran Silva on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?