metropoles.com

Nunes Marques nega pedido de abertura de impeachment contra Moraes

Senador Jorge Kajuru queria que processo começasse a tramitar no Senado. Ministro afirmou que a ação é contrária à jurisprudência da Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro Nunes Marques durante sessão solene de posse no STF.
1 de 1 Ministro Nunes Marques durante sessão solene de posse no STF. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (15/4) o pedido do senador Jorge Kajuru (GO) para acelerar uma abertura de processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes no Senado.

“Denego a ordem de mandado de segurança, por ser manifestamente improcedente a ação, além de contrária à jurisprudência consolidada do Tribunal”, escreveu Nunes Marques.

O objetivo de Kajuru era obrigar o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a “promover o imediato andamento da denúncia” feita contra Moraes.

O senador amparava o pedido em possível crime de responsabilidade praticados pelo ministro, e usava como exemplo a prisão do deputado federal Daniel Silveira.

“Em destaque na denúncia, demonstrando insistentes agressões às garantias da liberdade de expressão e de imprensa, bem como a recente violação à imunidade parlamentar de um deputado federal no pleno exercício de seu mandato, preso ilegalmente a seu mando e alvitre, ferindo igualmente a liberdade de expressão e direito de opinião, essenciais para a crítica e a fiscalização dos poderes da república, ainda mais num momento de crise e pandemia”, argumentava.

Decisão de Barroso

A intenção de destituir Moras ganhou força na última semana, após o ministro Luis Roberto Barroso determinar que o Senado desse prosseguimento aos pedidos de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades cometidas pelo governo federal no combate à pandemia.

A CPI da Covid representou duro golpe ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que indicou retaliação ao STF com o pedido de impeachment de ministros que estavam engavetados no Senado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?