metropoles.com

Novos servidores do STJ tomam posse nesta terça (1º/6)

Aprovados no concurso do tribunal de 2018, 33 novos funcionários receberam posse nessa terça-feira (1º/06)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, empossou 33 novos servidores nesta terça-feira (1º/06). Do número total de servidores empossados, 31 foram aprovados no concurso público realizado pelo STJ em 2018 e dois foram aproveitados do concurso do Superior Tribunal Militar (STM).

Essa nova convocação integra os 51 servidores convocados desde dezembro de 2020 pelo presidente do tribunal. O ministro utilizou seu discurso de boas-vindas para incentivar os novos analistas e técnicos judiciários a continuarem estudando e “desenvolvendo a mente para o bem comum”.

Além disso, Humberto Martins afirmou que os funcionários são “apenas instrumentos do poder, pois seus verdadeiros proprietários são o cidadão e a cidadã”. Ele também encorajou os novos servidores a manter a humildade e a motivação para a evolução profissional.

De acordo com o portal do STJ, a cerimônia também contou com a presença do diretor-geral do STJ, Marcos Cavalcante, o secretário-geral da Presidência, Jadson Santana, e a secretária de Gestão de Pessoas, Solange Rossi.

O diretor-geral Marcos Cavalcante afirma que a prestação jurisdicional será fortalecida com a entrada dos novos quadros. De acordo com ele, a convocação permite uma renovação nas ideias e práticas da corte.

Renata Santos Miranda, a chefe da Seção de Provimento e Vacância, também ressaltou  que o reforço pessoal é importante para manter a produtividade do STJ durante a pandemia do novo coronavírus.

Miranda disse que a área mais necessitada atualmente é o Núcleo de Admissibilidade e Recursos Repetitivos (Narer). Mas afirmou que os recém-empossados “vão agregar bastante na rapidez e eficiência das atividades judicantes do tribunal”.

Palavra dos “novatos”

Nova analista da área judiciária, Letícia Sfoggia conta que abandonou a carreira em Porto Alegre e ficou um ano estudando para o concurso do STJ. Assim como ela, André Duarte, que assumiu o cargo de técnico administrativo, também deixou a família em Vitória para assumir a função na capital federal.

Já Filipe Torri, analista da área judiciária, retorna ao tribunal após realizar estágio no mesmo local em 2009. “Já considerava o tribunal a minha casa”, afirma.

O cargo de analista será exercido por 22 servidores recém-empossados, enquanto 11 irão assumir a função de técnicos judiciários. Dentre os 33 novos servidores, três ingressaram pela reserva de vagas para pessoas negras e outros três pela reserva para pessoas com deficiência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?