Novos servidores do STJ tomam posse nesta terça (1º/6)
Aprovados no concurso do tribunal de 2018, 33 novos funcionários receberam posse nessa terça-feira (1º/06)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, empossou 33 novos servidores nesta terça-feira (1º/06). Do número total de servidores empossados, 31 foram aprovados no concurso público realizado pelo STJ em 2018 e dois foram aproveitados do concurso do Superior Tribunal Militar (STM).
Essa nova convocação integra os 51 servidores convocados desde dezembro de 2020 pelo presidente do tribunal. O ministro utilizou seu discurso de boas-vindas para incentivar os novos analistas e técnicos judiciários a continuarem estudando e “desenvolvendo a mente para o bem comum”.
Além disso, Humberto Martins afirmou que os funcionários são “apenas instrumentos do poder, pois seus verdadeiros proprietários são o cidadão e a cidadã”. Ele também encorajou os novos servidores a manter a humildade e a motivação para a evolução profissional.
De acordo com o portal do STJ, a cerimônia também contou com a presença do diretor-geral do STJ, Marcos Cavalcante, o secretário-geral da Presidência, Jadson Santana, e a secretária de Gestão de Pessoas, Solange Rossi.
O diretor-geral Marcos Cavalcante afirma que a prestação jurisdicional será fortalecida com a entrada dos novos quadros. De acordo com ele, a convocação permite uma renovação nas ideias e práticas da corte.
Renata Santos Miranda, a chefe da Seção de Provimento e Vacância, também ressaltou que o reforço pessoal é importante para manter a produtividade do STJ durante a pandemia do novo coronavírus.
Miranda disse que a área mais necessitada atualmente é o Núcleo de Admissibilidade e Recursos Repetitivos (Narer). Mas afirmou que os recém-empossados “vão agregar bastante na rapidez e eficiência das atividades judicantes do tribunal”.
Palavra dos “novatos”
Nova analista da área judiciária, Letícia Sfoggia conta que abandonou a carreira em Porto Alegre e ficou um ano estudando para o concurso do STJ. Assim como ela, André Duarte, que assumiu o cargo de técnico administrativo, também deixou a família em Vitória para assumir a função na capital federal.
Já Filipe Torri, analista da área judiciária, retorna ao tribunal após realizar estágio no mesmo local em 2009. “Já considerava o tribunal a minha casa”, afirma.
O cargo de analista será exercido por 22 servidores recém-empossados, enquanto 11 irão assumir a função de técnicos judiciários. Dentre os 33 novos servidores, três ingressaram pela reserva de vagas para pessoas negras e outros três pela reserva para pessoas com deficiência.