Nos últimos 12 meses, Bolsonaro foi alvo de 25 denúncias na PGR
Informação foi enviada pelo procurador-geral, Augusto Aras, à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal
atualizado
Compartilhar notícia
A Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu 25 notícias de fato contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apenas nos últimos 12 meses.
O dado consta em manifestação enviada pela PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do processo que investiga se Bolsonaro cometeu crime de improbidade administrativa ao transmitir, via TV Brasil, a live do dia 29 de julho deste ano, em que denunciaria fraudes no sistema eleitoral.
A ministra do STF Cármen Lúcia cobrou informações da PGR sobre o andamento das investigações.
“Entre janeiro e novembro de 2021, aportaram nesta Procuradoria-Geral da República ao menos 412 representações criminais, sendo tratadas com priorização da adoção de diligências preliminares antes de chegar-se ao arquivamento ou ao pedido de instauração de inquérito. No ano de 2020, esse quantitativo alcançou número superior a mil representações criminais. Em desfavor do presidente da República, apenas nos últimos 12 meses, foram instauradas 25 notícias de fato”, contabilizou o PGR Augusto Aras, ao relatar um volume “inegavelmente expressivo” de representações no órgão.
Aras não disse, contudo, em que pé estão essas 25 notícias de fato.
Na prática, essas representações são demandas dirigidas aos órgãos da atividade-fim do Ministério Público Federal (MPF) e submetidas à apreciação das procuradorias.