metropoles.com

No STF, Dodge pede atenção a “sinais de pressão contra a democracia”

A procuradora-geral, que deixa o cargo na próxima semana, declarou que há “vozes contrárias aos regimes das leis” no Brasil e no mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO
raquel-dodge-840×5603
1 de 1 raquel-dodge-840×5603 - Foto: AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO

Durante sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (12/09/2019), sua última antes de deixar o cargo de procuradora-geral da República, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recomendou aos ministros da Corte que fiquem “atentos a sinais de pressão contra a democracia”. Para ela, há “vozes contrárias ao regime de leis” presentes no Brasil e no mundo.

“Quero lhes fazer um pedido muito especial, que também dirijo à sociedade civil e a todas as instituições: protejam a democracia brasileira tão arduamente erguida, em caminhos de avanços e retrocessos, mas sempre sob o norte de que é o melhor modelo para construir uma sociedade de mais elevado desenvolvimento humano”, declarou a PGR.

Dodge permanece no cargo até a próxima terça-feira (17/09/2019). O indicado para substituí-la é Augusto Aras. Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), ainda depende de aprovação em sabatina no Senado. O nome escolhido pelo presidente causou revolta em parte do Ministério Público Federal (MPF), pois a categoria desejava que o nome do novo procurador-geral saísse de uma lista tríplice definida internamente por votação.

“Neste cenário, é grave a responsabilidade do Ministério Público e do Supremo Tribunal Federal, seja para acionar o sistema de freios e contrapesos, seja para manter leis válidas perante a Constituição, seja para proteger o direito e a segurança de todos, seja para defender minorias”, declarou Dodge.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?