metropoles.com

No dia do depoimento, atos pró e contra Lula movimentam Curitiba

Apoiadores do ex-presidente aguardam discurso na Praça Santos Andrade. Opositores do petista se concentram no centro da capital paranaense

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JOSÉ TRAMONTIN/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
ATO EM APOIO AO EX-PRESIDENTE LUIZ IN¡CIO LULA DA SILVA
1 de 1 ATO EM APOIO AO EX-PRESIDENTE LUIZ IN¡CIO LULA DA SILVA - Foto: JOSÉ TRAMONTIN/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O primeiro depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro transformou-se em oportunidade para o Partido dos Trabalhadores e os movimentos sociais demonstrarem apoio ao político e unidade em torno da terceira candidatura de Lula à Presidência da República, nas eleições 2018. Por outro lado, grupos de oposição ao petista também aproveitam a ocasião para se manifestar contra o político em Curitiba.

Embora a Justiça tenha negado a possibilidade de a equipe do depoente gravar a oitiva, cinegrafistas e fotógrafos ligados ao PT; a entidades sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central Única dos Trabalhadores (MST), e aos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff desembarcaram munidos de câmaras fotográficas e de vídeo na capital paranaense. Eles têm registrado tudo o que é possível. E divulgam as imagens — preferencialmente em tempo real — nas redes sociais, onde a militância digital está empenhada em tornar o assunto como o mais comentado do dia.

Até o início do depoimento de Lula a Sérgio Moro, os melhores registros foram de momentos como o desembarque do ex-presidente e de Dilma Rousseff em Curitiba; dos 40 minutos de encontro e bate-papo entre ambos, parlamentares do PT e lideranças de movimentos sociais no aeroporto, bem como do encontro do ex-presidente com a militância já perto da sede da Justiça Federal.

A poucos metros da entrada do prédio onde prestaria depoimento nesta tarde, Lula desembarcou do carro preto que o conduzia, acenou à multidão e caminhou no meio dos apoiadores — estimados em 20 mil pessoas, de acordo com o movimento pró-Lula; sendo 7 mil deles de outras unidades da Federação, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado. O cordão de isolamento dos 400 policiais posicionados nas imediações da sede da Justiça Federal, no entanto, impediu que o encontro com o “povo” tivesse uma duração maior.

Ato público
Tanto o depoimento quanto o dia estão longe de acabar, e o ápice do “espetáculo’ montado em Curitiba ainda deve ir longe. Às 18h, apoiadores da Operação Lava Jato promovem ato ecumênico no local designado pelas autoridades paranaenses para sua manifestação: o Centro Cívico de Curitiba. A preocupação da polícia local é manter os grupos separados para evitar confrontos nas ruas da cidade.

Mas a maior expectativa é para a presença do próprio Lula, depois de sua oitiva judicial, no ato público na Praça Santos Andrade, no centro da cidade. Ali, um palco preto coberto por lona branca e decorado com balões vermelhos da CUT está montado para entreter os apoiadores do ex-presidente.

Desde as primeiras horas da manhã, atrações musicais e artísticas são alternadas com discursos . É nesse local que políticos como Dilma Rousseff, os senadores Gleisi Hoffmann (PR) e Lindbergh Farias (RJ); e o líder do PT na Câmara, Carlos Zaratinni (SP), dentre tantos outros, falam à militância. Nomes da política do Distrito Federal, como o distrital Ricardo Vale e o ex-presidente do PT-DF, ex-secretário de Estado de Administração e atual assessor da Liderança do PT no Senado, Wilmar Lacerda, também marcam presença em Curitiba e aguardam o fim do depoimento de Lula.

No entanto, ainda não é certo se o protagonista do dia conseguirá se manifestar nesta praça. Lula é o mais aguardado, mas ele, seus advogados e líderes do partido vão avaliar a conveniência do ex-presidente discursar no mesmo dia que teve seu primeiro embate com o juiz Sérgio Moro.

Veja imagens de Lula em Curitiba

9 imagens
Concentração de manifestantes pró-Lula na Praça Santos Andrade
Bandeiras vermelhas e balões da CUT "decoram" concentração dos pró-Lula
Manifestantes pró-Lula estão concentrados em uma praça de Curitiba
Concentração dos manifestantes na praça Santos Andrade
Integrantes da CUT-DF postaram fotos em Curitiba
1 de 9

Facebook/Lindbergh Farias/Reprodução
2 de 9

Concentração de manifestantes pró-Lula na Praça Santos Andrade

Facebook/Reprodução
3 de 9

Bandeiras vermelhas e balões da CUT "decoram" concentração dos pró-Lula

Facebook/Reprodução
4 de 9

Manifestantes pró-Lula estão concentrados em uma praça de Curitiba

Whatsapp/Reprodução
5 de 9

Concentração dos manifestantes na praça Santos Andrade

Whatsapp/Reprodução
6 de 9

Integrantes da CUT-DF postaram fotos em Curitiba

Facebook/CUT/Divulgação
7 de 9

Dilma, senadores e deputados petistas na recepção ao ex-presidente no aeroporto

8 de 9

Apoiadores do ex-presidente estão em praça perto da Universidade Federal, no centro de Curitiba

Mídia Ninja
9 de 9

Protesto em apoio ao ex-presidente une militantes do PT e de movimentos sociais no centro de Curitiba

JOSÉ TRAMONTIN/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Gravação divulgada na página oficial de Lula no Facebook: 

 

Postagem do líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), no Twitter: 

Postagem do senador Lindbergh Farias no Facebook: 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?