No dia do depoimento, atos pró e contra Lula movimentam Curitiba
Apoiadores do ex-presidente aguardam discurso na Praça Santos Andrade. Opositores do petista se concentram no centro da capital paranaense
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro transformou-se em oportunidade para o Partido dos Trabalhadores e os movimentos sociais demonstrarem apoio ao político e unidade em torno da terceira candidatura de Lula à Presidência da República, nas eleições 2018. Por outro lado, grupos de oposição ao petista também aproveitam a ocasião para se manifestar contra o político em Curitiba.
Embora a Justiça tenha negado a possibilidade de a equipe do depoente gravar a oitiva, cinegrafistas e fotógrafos ligados ao PT; a entidades sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central Única dos Trabalhadores (MST), e aos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff desembarcaram munidos de câmaras fotográficas e de vídeo na capital paranaense. Eles têm registrado tudo o que é possível. E divulgam as imagens — preferencialmente em tempo real — nas redes sociais, onde a militância digital está empenhada em tornar o assunto como o mais comentado do dia.
Até o início do depoimento de Lula a Sérgio Moro, os melhores registros foram de momentos como o desembarque do ex-presidente e de Dilma Rousseff em Curitiba; dos 40 minutos de encontro e bate-papo entre ambos, parlamentares do PT e lideranças de movimentos sociais no aeroporto, bem como do encontro do ex-presidente com a militância já perto da sede da Justiça Federal.A poucos metros da entrada do prédio onde prestaria depoimento nesta tarde, Lula desembarcou do carro preto que o conduzia, acenou à multidão e caminhou no meio dos apoiadores — estimados em 20 mil pessoas, de acordo com o movimento pró-Lula; sendo 7 mil deles de outras unidades da Federação, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado. O cordão de isolamento dos 400 policiais posicionados nas imediações da sede da Justiça Federal, no entanto, impediu que o encontro com o “povo” tivesse uma duração maior.
Ato público
Tanto o depoimento quanto o dia estão longe de acabar, e o ápice do “espetáculo’ montado em Curitiba ainda deve ir longe. Às 18h, apoiadores da Operação Lava Jato promovem ato ecumênico no local designado pelas autoridades paranaenses para sua manifestação: o Centro Cívico de Curitiba. A preocupação da polícia local é manter os grupos separados para evitar confrontos nas ruas da cidade.
Mas a maior expectativa é para a presença do próprio Lula, depois de sua oitiva judicial, no ato público na Praça Santos Andrade, no centro da cidade. Ali, um palco preto coberto por lona branca e decorado com balões vermelhos da CUT está montado para entreter os apoiadores do ex-presidente.
Desde as primeiras horas da manhã, atrações musicais e artísticas são alternadas com discursos . É nesse local que políticos como Dilma Rousseff, os senadores Gleisi Hoffmann (PR) e Lindbergh Farias (RJ); e o líder do PT na Câmara, Carlos Zaratinni (SP), dentre tantos outros, falam à militância. Nomes da política do Distrito Federal, como o distrital Ricardo Vale e o ex-presidente do PT-DF, ex-secretário de Estado de Administração e atual assessor da Liderança do PT no Senado, Wilmar Lacerda, também marcam presença em Curitiba e aguardam o fim do depoimento de Lula.
No entanto, ainda não é certo se o protagonista do dia conseguirá se manifestar nesta praça. Lula é o mais aguardado, mas ele, seus advogados e líderes do partido vão avaliar a conveniência do ex-presidente discursar no mesmo dia que teve seu primeiro embate com o juiz Sérgio Moro.
Veja imagens de Lula em Curitiba
Gravação divulgada na página oficial de Lula no Facebook:
Postagem do líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), no Twitter:
Bancada do PT na Câmara e no Senado unida em defesa do Lula e da Democracia #LulaEuConfio #BrasilComLula pic.twitter.com/9YWTGy5G1i
— Deputado Zarattini (@CarlosZarattini) 10 de maio de 2017
Postagem do senador Lindbergh Farias no Facebook: